Google+

«

»

jul 21 2013

Receita: Ramen do Naruto (Ichiraku Miso Ramen)

Ramen

Desde o primeiro dia em que assisti o anime Naruto, e o vi saboreando com tanta vontade o ramen do Ichiraku, fiquei com água na boca! Sim, sou fã de Naruto, assisto o anime e leio o mangá! Pois bem, fiquei com vontade de experimentar esse prato e fui atrás de receitas para prepará-lo para mim e pro AKD. Encontrei várias receitas e vou compartilhar com vocês a do verdadeiro Ramen Ichiraku Miso.

Ramen (ou lámen) é um prato de macarrão com caldo, repleto de legumes e carnes variadas. Compartilharei com vocês a receita do caldo e  a do macarrão. Se você não tiver habilidade em preparar a massa, não tem problema, utilize macarrão para yakisoba (o Chukamen). Vamos às receitas:

more-ramen-for-naruto

Macarrão

Como falei acima, se sentir dificuldade em preparar a massa, compre a massa de macarrão para fazer yakisoba (chama-se Chukamen) ou, se na sua cidade não tiver para vender, use um miojo de bacon mesmo.

Ingredientes:

– 3/4 de copo americano de farinha de trigo e mais um bocado

– 1 ovo

– mais ou menos 3/4 de colher de sopa de sal (ou a gosto)

– mais ou menos uma colher de sopa de água (dependendo da farinha e da umidade)

* você pode fazer o dobro ou o quádruplo dessa massa ao mesmo tempo, mas essa massa fica mais difícil de bater.

FQ6LVFEFG5HJJJ8.MEDIUM

Modo de preparo:

1º  junte todos os ingredientes secos numa tigela, e depois faça um buraco no centro. Numa outra vasilha, junte a água e o ovo (de preferência tire a pele da gema) e bata. Coloque essa mistura no buraco feito e lentamente misture os ingredientes.

F7XNFL0FG5HJJK9.MEDIUM

2º  Agora que seus ingredientes estão juntos, amasse a massa com a mão. A massa deve ser mais durinha que a massa de pão. A massa estará pronta quando não estiver mais grudando na mão. Para ter certeza do ponto, você deve levantar a sua mão e a massa deve cair em um segundo. Se ela estiver muito grudenta, coloque mais farinha e se estiver muito dura coloque um pouco d’água (e esse um pouco é um quase nada!). Agora amasse, bata, espanque, sufoque, dance com ela. Depois de verificar se está certo, faça uma grande bola com ele.

FX6KVECFG5HJJKZ.MEDIUM

3º Você deve deixar a massa descansar para conseguir fazer um macarrão fininho. Coloque a massa envolta em um pano de prato úmido (ou seja, nem muito seco nem muito molhado…), por pelo menos 30 minutos em dias quentes e 2 horas em dias frios.

FX6C0SGFG5HJJLT.MEDIUM

4º Se você está fazendo mais de uma receita, separe a massa no numero de receitas que fez (ou seja, se fez duas receitas, separe em 2, 3 receitas em 3 e assim em diante). Polvilhe farinha de trigo em uma superfície limpa e um pouco em volta da massa e, com um rolo de macarrão ou uma garrafa, abra a massa. Se conseguir, deixe a massa com um milímetro de espessura (isso no olhômetro, tá?). Se a massa começar a grudar, espalhe um pouquinho de farinha, e se ela começar a “querer voltar ao seu estado original”, espere um ou dois minutos e abra a massa novamente.

FC9WS3HFG5HJJNS.MEDIUM

5º A faca que você vai cortar tem de estar afiada, se não corre o risco de estragar tudo. Coloque mais farinha em cima da massa, para que a faca não grude no macarrão. Dobre a massa no meio, e não se preocupe com a quantidade grande de farinha, já que quando for cozinhar ela vai ficar na água! Agora comece a cortar a massa do tamanho que quiser, e ainda se quiser colocar mais farinha coloque (é melhor ser precavido). Depois de terminar de cortar, dê uma mexidinha no macarrão para ele não grudar. Se ainda estiver muito inseguro, mais farinha!

F2QG4ICFG5HJJNR.THUMB F7YXO02FG5HJJNQ.THUMB FAV7GKSFG5HJJNP.THUMB FM6D6U3FG5HJJNO.THUMB

6º A água deve estar fervendo na hora que você colocar o macarrão, e antes de colocar, coloque um pouco de sal nela. Ah! E a quantidade de água é um pouco superior do que você colocaria num Miojo… depois de colocar o macarrão, mecha ele de leve com um pauzinho (ou  com um garfão). Quando o macarrão começa a flutuar na água (isso mesmo, quando você coloca ele afunda), está na hora de tirar. Se o macarrão estiver fininho, o tempo de cozimento é cerca de 4 minutos. Você também pode cozinhar alguns legumes ou carnes junto do macarrão. Coloque para escorrer.

Fonte: Instructables

Agora vamos ao caldo! Esse é a estrela dessa receita.

 

Ingredientes:

Serve quatro porções.

Parte 1 -Ingredientes:

Água fervente
450g de asinhas e ossos de frango
4 pedaços de algas secas
5 xícaras de água
1 colher de sopa de Sakê
meia xícara de Katsuobushi (Flocos de peixe seco Bonito fermentado e defumado)

Porco (ingredientes para o preparo)
1 colher de sopa de óleo de canola
450g de lombo de porco
Um pedaço de gengibre descascado
1/4 de xícara de sakê
1/3 de xícara de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
água

Ingredientes – Parte 2:
900g gramas de carne de porco com osso
3 colheres de sopa miso (Miso (ou missô) é uma massa concentrada, criada pelos japoneses, e feita geralmente de soja e arroz fermentados, com sal. )
6 shitakes vaporizados fatiados

Cobertura:
Três cebolinhas
1 xícara de broto de feijão
1 xícara e 1/2 de sopa de óleo de gergelim
2 ovos cozidos sem casca
4 porções de chukamen (macarrão específico para yakisoba)
Kamaboko 
Algas secas

Modo de preparo:

Comece  fervendo uma panela cheia de água. Coloque os ossos de frango e as asas em uma peneira e despeje metade da água fervente  por cima. Vire os ossos e despeje o restante da água. Em uma panela, adicione as algas secas, ossos de frango e asas, 5 xícaras de água e 1 colher de sopa de saquê. Ponha a água para ferver, em seguida diminua a temperatura e deixe ferver por 30 minutos na panela destampada. Retire os ossos de galinha e adicione katsuobushi. Ferva por 2 minutos, em seguida, coe em uma tigela grande.

Aqueça o óleo de canola em uma panela e frite todos os lados do lombo de porco. Corte a cebolinha em 3 pedaços, descartando a parte branca e adicione na panela. Adicione o gengibre, saquê, molho de soja, o açúcar de confeiteiro e água, apenas o suficiente para cobrir a carne de porco, em seguida, leve para ferver, sem tampar, por 45 minutos a 1 hora. Vire a carne de porco a cada 15 minutos mais ou menos.

Coloque a carne de porco (com osso) em uma panela grande e adicione o caldo anterior, em seguida, adicione água suficiente apenas para cobrir a carne de porco. Leve para ferver e deixe descoberto por 1 hora. Retire a espuma e a gordura para fora do caldo.
Corte a parte verde da cebolinha finamente. Coloque uma panela em fogo alto. Finamente corte a parte branca das cebolinhas e adicione à panela aquecida com brotos de feijão. Refogue por alguns segundos para remover a umidade, em seguida, adicione  ½ colher de sopa de óleo de gergelim e ½ de saquê, refogue por mais 1-2 minutos. Coloque em uma tigela. Na mesma panela adicione 1 colher de sopa de óleo de gergelim e refogue os cogumelos shitake por cerca de 4 minutos até ficarem macios. Adicione os cogumelos ao caldo fervente  (faça quando o caldo estiver fervendo há uma hora), em seguida, cozinhe por mais 5 minutos. Quando terminar, coe o caldo em uma outra panela e mantenha fervendo em fogo baixo.

Quando o porco estiver pronto, remova o caldo e corte o porco em fatias finas, acrescente os ovos no caldo do porco e deixe cozinhar por cerca de 3-5 minutos, quando terminar, corte ao meio e fatie.

Pegue o miso e coloque-o em cima de uma peneira. Mergulhe-o até a metade do caldo e usando um batedor agite o miso de modo que dissolva lentamente dentro do caldo.

Comece a cozinhar o chukamen. Quando estiver pronto, sirva em tigelas. Decore com lombo de porco, algas secas, cebolinha, broto de feijão, ovos, broto de bambu e kamaboko. Despeje o caldo em cima e divirta-se!

———- x ———-

Enquanto escrevia esse artigo, fiquei com água na boca. Ainda não preparamos esse prato, mas assim que experimentarmos, contaremos o resultado! Ah, deixe nos comentários o que achou da receita e se você preparou nos conte como ficou!

Curiosidade sobre esse prato:

O Kamaboko é uma linguiça de peixe embutida. É como uma gelatina dura, bem parecido com um kani-gelatinoso, a massa é branca e costuma ter uma espiral no meio rosa pink. Cada fatia de Kamaboko é chamada Naruto e espiral em japonês se chama Uzumaki! Por que será que o Naruto gosta tanto desse ramen do Ichiraku?

Itadakimasu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente

Comentários

Sobre o autor

Thaisa Lima

Amante incondicional dos animais, nerd, geek, viciada em World of Warcraft, blogueira e apaixonada por livros.

  • Pingback: 10 Comidas de desenho animado que você sempre quis comer()

  • Pingback: Receita: Ramen do Naruto (Ichiraku Miso Ramen) | ...::: Temoz :::...()

  • Mandy Loo

    viu não sei como fazer porque não sei se quer o que é shitakes e o tradutor nõ identificou. caso alguem tenha conseguido pode me mandar a receita por e-mail ou aqui mesmo para auxiliar mais pessoas “noobs” como eu, sei la, nao conseguir decifrar nem o necessári, tive a ajuda de uma camarada que morou um tempo no japão, tenho nori e sakê direto do Japão ms só isso não é suficiente…. amanda.franciny1@hotmail.com

    • Isaxi

      Oi Mandy, tudo bom? Você ativou a legenda no vídeo? Tem legenda em inglês. Em todo caso, a receita está escrita em português logo abaixo do vídeo. Traduzimos e postamos aqui pra facilitar a vida de nossos leitores. Coloquei o vídeo apenas para facilitar o entendimento.
      Beijokas

    • Rafaela Alencar

      Shitake e um tipo de cogumelo

%d blogueiros gostam disto: